Nossa História
O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE MARMORES, GRANITOS E PEDRAS ORNAMENTAIS DE SÃO PAULO tem sua história ligada á história da nossa cidade e do nosso país, bem como forjada aos sacrifícios e as lutas da classe trabalhadora.
Em 05/05/1906 marca a fundação da COOPERATIVA UNIÃO DOS CANTEIROS em sindicato, onde em sua maioria operária, trabalhavam em vários canteiros e indústrias de São Paulo, nos livros de associados da entidade é possivel encontrar inúmeros trabalhadores, escultores entre outros, que para cá vieram para desenvolver seus ofícios nos casarões dos barões do café e da nascente e já poderosa burguesia urbana de São Paulo e ainda na construção da CATEDRAL DA SÉ, um dos marcos mais importantes para os trabalhadores e suas manifestações na cidade de São Paulo.
Inicialmente a Cooperativa funcionava como ponto de encontro dos muitos trabalhadores e seus familiáres, bem como refúgio para reuniões dos anarquistas que integravam o corpo de associados, discutindo as melhorias necessárias para a categoria, à cooperativa também funcionava como posto de correspondência onde trabalhadores imigrantes recebiam cartas de familiáres vidas de outros paises, hoje é possivel encontrar algumas dessas cartas que não foram retiradas por seus associados.
Em 05/05/1907, com a crescente necessidade dos trabalhadores, através de reunião de seus associados para transformar a COOPERATIVA UNIÃO DOS CANTEIROS em sindicato, foi eleita uma comissão de discução com os seguintes menbros:
01 – Giuseppe Ghiuro
02 – Michele de Lello
03 – Carmine Carito
04 – Michele Carito
05 – Gesué Uliano
06 – Giacobbo Uliano
No dia 14/05/1907 foi criado o SINDICCATO DEI LAVORATTORE IN MARMO I PIETRA DE SÃO PAULO (nome genuinamente Italiano) e assim criado o primeiro sindicato e a primeira entidade fundada com essa específicasão. Ainda é possivel encontrar a ata de fundação dessa histórica entidade, redigida em italiano e que se encontra muito bem guardada no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Mármore e Granito de São Paulo.
Nessa mesma data filiou-se a Federação Operária.
Em 1935 passou a se chamar de SINDICATO DOS TRABALHADORES EM GRANITO E MARMORE DE SÃO PAULO.
No dia 15/05/1941 foi reconhecido como SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE MARMORES E GRANITO DE SÃO PAULO mediante a Carta Sindical assinada pelo então Ministro do Trabalho Valdemar Falcão.
Em Março de 1992 passou a se chamar de SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE MARMORES, GRANITOS E PEDRAS ORNAMENTAIS DE SÃO PAULO, que é o nome atual desta entidade.IMAGRAN